a igreja nos últimos dias
Sem dúvida alguma, os cristãos de hoje estão confundidos acerca da Igreja. Existem centenas de denominações em todo o mundo, e todas presumindo ser a igreja verdadeira. O popular slogan “vá à igreja que mais lhe agrade” aceito esta condição e supõe que a Palavra de Deus seja falha em nos dar uma provisão adequada para estes tempo, guiando-nos em meio à confusão que reina na cristandade.A primeira epístola a Timóteo apresenta a "Casa de Deus" (1 Tm 3:15) de acordo com o pensamento de Deus. A segunda epístola apresenta "a Casa" quando esta foi arruinada pelo fracasso do homem e, em sua ruína, ficou semelhante a uma "grande casa" na qual "não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra" (2 Tm 2:20).
O crente que uma vez tenha visto a verdade da Igreja ou assembléia como a Casa de Deus, tal como ensinam as Escrituras, talvez não encontre nada ao seu redor que corresponda ou se ajuste a esta verdade. O que mais vemos na cristandade é uma "grande casa" na qual há vasos, uns para honra e outros para desonra. Será que a Palavra de Deus dá instruções para o Seu povo em condições como estas? Sim, ela mesma nos dá a resposta.
Se desejarmos andar neste mundo de acordo com o propósito de Deus, devemos aprender que, por maior que seja nossa inteligência natural, por mais que nossa mente tenha sido instruída, por maior que seja nosso conhecimento das Escrituras, e por mais sinceros que sejam nossos desejos, se confiarmos em nossa inteligência não poderemos achar a senda de Deus para o Seu povo, em meio à confusão reinante na cristandade. Não somos capazes de encontrar o caminho por nós mesmos em meio às crescentes dificuldades, tamanha é a contínua oposição à verdade, ou de nos desembaraçarmos das várias questões e dificuldades que continuamente surgem.
Após reconhecermos claramente nossa total incompetência, poderemos aprender que não cabe a nós encontrar nosso caminho como melhor possamos fazê-lo, e que Deus nunca esperou de nós que tivéssemos alguma sabedoria ou capacidade em nós mesmos para andar de acordo com os Seus pensamentos. Bem podia o Senhor dizer a nosso respeito: "Sem Mim nada podeis fazer" (Jo 15:5).
Deus tem feito provisão para que conheçamos a Sua vontade. Há três coisas que devemos recordar:
1. Temos uma Cabeça no céu: Cristo na glória é a Cabeça de Seu Corpo, a Igreja; e toda a sabedoria está na Cabeça. Não temos nenhuma sabedoria em nós mesmos. É de extrema importância deixar nossas próprias "cabeças" e olharmos para Cristo como "a Cabeça" que nos guia. Se confiarmos em nossas próprias "cabeças", não estaremos, na prática, "ligados à Cabeça" (Cl 2:19).
2. O Espírito Santo, uma Pessoa divina, está na Terra. O Senhor sabia que o Seu povo não seria capaz de manter-se, por si mesmo, em um mundo do qual Ele estaria ausente. Antes de partir, Ele disse: "E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade... Esse vos ensinará todas as coisas" (Jo 14:16,17,26). A defesa e a manutenção desta verdade não dependem dos crentes, mas da presença contínua do Espírito de verdade.
3. Temos a Santa Escritura que, "divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (2 Tm 3:16,17), e que nos mostra "como convém andar na Casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade" (1 Tm 3:15). Mas, numa época em que a Casa de Deus foi convertida em uma ruína e quando já não temos mais a realidade da verdade, o homem de Deus ainda pode recorrer à infalível autoridade das Escrituras, por meio das quais pode verificar todas as coisas. Contudo, em hipótese alguma a ruína do cristianismo, qualquer que seja o seu grau, poderá alterar a Cristo, ao Espírito Santo, ou as Escrituras.
Cristo continua sendo a Cabeça no céu, com toda a sabedoria necessária para o Seu povo, tanto para estes últimos tempos, como o foi nos primeiros dias da cristandade. O Espírito Santo habita entre os que creem com inalterável poder para guiar e reger. As Sagradas Escrituras permanecem com sua autoridade suprema e inalterável. Não obstante, a cristandade, como um todo, tem posto de lado a Cristo, ao Espírito Santo e as Escrituras.
Os grandes sistemas religiosos dos homens têm retido o nome de Cristo, enquanto têm abolido a Cristo como Cabeça no céu, nomeando-se cabeças terrenas. Roma tem seu Papa; a igreja grega, seu Patriarca; as igrejas protestantes, seus reis, arcebispos, presidentes ou moderadores. Por conseguinte, nesses grandes sistemas, pouco ou nenhum lugar é deixado ao Espírito. A máquina religiosa e os artifícios carnais do homem têm excluído o Espírito. E finalmente, os homens têm lançado o mais implacável ataque contra as Escrituras, manipulando-as a seu bel-prazer, até ao ponto de não restar quase nenhuma seita na cristandade que mantenha certo grau de reconhecimento de que TODA a Escritura é "divinamente inspirada" (2 Tm 3:16).
O que devemos fazer? As Escrituras nos respondem definitivamente o que nós devemos manter e como devemos atuar sobre dois grandes princípios:
1. Separação de tudo o que é contrário à verdade de Deus - Tudo quanto seja uma negação da verdade da Igreja; tudo quanto negue a Cristo como sendo a única Cabeça de Sua Igreja; tudo quanto negue ao Espírito Santo como sendo nosso todo suficiente guia, e tudo quanto negue as Escrituras como sendo nossa absoluta autoridade, a qual permanece imutável.
2. Associação com tudo quanto está de acordo com Deus - Depois de termos nos apartado do mal, as Escrituras insistem neste outro ponto igualmente importante. Em poucas palavras, "cessai de fazer o mal, aprendei a fazer o bem" (Is 1:16,17).
O que nos dizem as Escrituras quanto à separação do mal? Todos devemos admitir que a separação deste mundo ímpio foi sempre necessária para o povo de Deus em todos os tempos; todavia neste tempo em que a cristandade encontra-se corrompida, temos instruções especiais para uma separação em três aspectos:
1. Separação de todo sistema religioso, que é uma negação da verdade de Cristo e da Igreja. "Saiamos, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério" (Hb 13:13). O arraial (ou acampamento) era o sistema judaico estabelecido originalmente por Deus. Era composto de um povo em um relacionamento exterior com Deus, com uma ordem terrena de sacerdotes. É evidente que os sistemas religiosos da cristandade foram formados sob o modelo do arraial ou acampamento. Geralmente são compostos de uma mistura de convertidos e inconversos. Tais sistemas são, definitivamente, de um apelo ao homem natural, pois têm seus santuários terrenos, seu ritual e sua ordenação humana de sacerdotes ou líderes que se colocam entre o povo e Deus. E assim, imitando o arraial ou acampamento, os cristãos puseram de lado a Cristo como a Cabeça, ao Espírito Santo como guia, e as Escrituras como autoridade. Se quisermos dar a Cristo o Seu verdadeiro lugar, devemos, em obediência à Palavra de Deus, sair "a Ele, fora do arraial, levando o Seu vitupério" (Hb 13:13).
2. As Escrituras também nos ensinam, de uma maneira muito clara, a separação da má doutrina. "Qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade" (2 Tm 2:19). Todo aquele que confessa o nome do Senhor, por sua profissão de fé, identifica-se com o Senhor, e é responsável de apartar-se da iniquidade. Está bem claro que esta passagem está se referindo à "iniquidade" como sendo más doutrinas. Não devemos associar a iniquidade com o nome de Cristo. Pode ser que seja muito custoso agora nos separarmos da iniquidade, mas qual é a estima que temos de Cristo?
3. Estas mesmas Escrituras nos pedem para nos separarmos de pessoas más. 2 Timóteo 2:20 nos fala de "vasos para honra e vasos para desonra", e o versículo seguinte diz que devemos nos purificar dos vasos para desonra, para sermos vasos para honra, "santificado e idôneo para uso do Senhor" (2 Tm 2:21). Aqui está se referindo às pessoas e não meramente a doutrina. Em outras palavras, à medida que nos separamos destes vasos - pessoas, não apenas suas doutrinas - somos santificados e feitos úteis para uso do Senhor. Não é suficiente o não apoiar suas doutrinas, pois só pelo fato de se estar associado a eles há contaminação com o mal. Todos os esforços possíveis têm sido feitos, na cristandade, para debilitar a força desta passagem.
Assim, as Escrituras nos ensinam, com toda evidência, a separação dos sistemas os quais são uma negação da verdade; das falsas doutrinas, que negam a verdade, e dos vasos para desonra, pessoas que não praticam a verdade. A separação, ainda que necessária, é sempre negativa, mas deve ter também algo que seja positivo. Isto nos leva ao segundo e grande princípio: associação com o bem. Devemos seguir "a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor" (2 Tm 2:22).
Primeiro deve haver a justiça ou retidão. Qualquer que seja a profissão de fé que o homem faça se não há nenhuma evidência de justiça prática, não pode estar de acordo com Deus. Mas a justiça não é bastante; o que é justo e o que é injusto não são suficientes para determinar o caminho do cristão. Ele deve, por princípio, fazer o que é justo, mas para andar com desembaraço no caminho do Senhor se requer fé. Portanto, com a justiça, deve haver a fé. E a justiça e a fé preparam caminho para o amor. Se o amor não é garantido pela justiça e pela fé, se degenerará em mero afeto humano, o qual será usado como desculpa para não se atuar com firmeza e para passar por alto o mal. Logo estas qualidades conduzem à paz - não a uma paz desonrosa que faz compromisso com o mal, com a incredulidade e com a inimizade, mas uma paz honrosa, que resulta da justiça, da fé e do amor.
Se seguirmos assim estas preciosas qualidades, encontraremos outros fazendo o mesmo - aquele "que, com um coração puro, invocam o Senhor" - com os quais devemos nos associar. A separação não significa o isolamento. As Escrituras nos mostram que sempre haverá aqueles com os quais poderemos estar associados ou reunidos.
Portanto, estas passagens das Escrituras fornecem, ao povo de Deus, instruções precisas para os dias de hoje. Não nos sugerem, nem uma só vez, que saiamos fora da Casa de Deus. Para fazê-lo, teríamos que sair totalmente fora deste mundo. Mas do mesmo modo que não podemos sair da Casa, somos responsáveis de nos apartarmos do mal que há dentro da Casa. Não nos é dito que voltemos a construir a Casa.
É, portanto. nossa responsabilidade, andarmos na luz do que foi no princípio, e que aos olhos de Deus ainda existe, e isto apesar de todo o fracasso do homem. Estas três coisas são necessárias:
- O reconhecimento de Cristo como "a Cabeça". - O governo e guia do Espírito Santo.
- O atuar de acordo com as Escrituras.
"Cristo amou a Igreja e a Si mesmo Se entregou por ela" (Ef 5:25). Querido leitor, está o seu coração pronto para corresponder a isto? [Autor desconhecido]
Undoubtedly , Christians today are confused about the Church . There are hundreds of names around the world , and all presuming to be the true church . Popular slogan " check à church more pleases " accepted this condition and assumes Word God be misses giving us adequate provision these time guiding us amid confusion reigns Christianity.
But is that the Lord Jesus would leave His sincere followers in such a state of confusion ? Come directly to the Scriptures to show what God tells us about His Church today .
The First Epistle to Timothy presents " House of God " ( 1 Tim 3:15) according to the mind of God . The second epistle presents " House " when it was ruined by the failure of man , and his ruin , was like a " big house " in which " there are not only vessels of gold and of silver, but also of wood and clay , to honor each other , to dishonor " ( 2 Tim 2:20) .
The believer who has since seen the truth of the Church or Assembly as the House of God , as Scripture teaches , may not find anything around you that match or fit to this truth . What else do we see in Christianity is a " big house " in which there are vessels to honor and some to dishonor. Does the Word of God gives instructions to His people in conditions like these ? Yes , it gives us the same answer.
If we want to walk in this world according to God's purpose , we learn that , however great may be our natural intelligence , much as our mind has been instructed , however great our knowledge of the Scriptures , and that is our sincerest desires , if we trust our intelligence can not find the path of God for His people , amid the confusion reigning in Christendom . We are unable to find the way by ourselves amid growing difficulties , such is the continued opposition to the truth , or in desembaraçarmos the various issues and problems that continually arise .
After clearly recognize our total incompetence, we can learn that is not up to us to find our way as best we can make it , and that God never expected us we had some wisdom or ability in ourselves to walk according to His thoughts . Well might the Lord say about us : " Without Me you can do nothing " ( Jn 15:5 ) .
God has made provision for us to know His will. There are three things you should remember :
1. We have a Head in Heaven : Christ in glory is the Head of His Body , the Church , and all wisdom is Head. We have no wisdom in ourselves . It is extremely important to let our own " heads " and look to Christ as the " head " to guide us . If we trust our own " heads " , we are not , in practice, " linked to the Head " ( Col. 2:19 ) .
2 . The Holy Spirit , a divine Person, is on Earth . The Lord knew that His people would not be able to keep up, by yourself , in a world of which he would be absent . Before leaving , he said : " And I will pray the Father , and He shall give you another Comforter , that he may abide with you forever , the Spirit of truth ... This will teach you all things " (John 14:16-17 , 26). The protection and maintenance of this truth does not depend on the believers , but the continued presence of the Spirit of truth.
3 . We have the Holy Scripture , " God-breathed , and is profitable for doctrine, for reproof, for correction , for instruction in righteousness: That the man of God may be complete , thoroughly equipped for every good work " ( 2 Tim 3:16 17 ) and shows " as befits floor in House God the Church God vivo column and firmness truth" ( 1Tim 3:15) . But at a time when the House of God was converted into a ruin , and when you do not have more the reality of truth , the man of God may still appeal to the infallible authority of Scripture , through which you can check all things . However , under no circumstances the ruin of Christianity , whatever your level , you can change the Christ , the Holy Spirit , and the Scriptures .
Christ remains the Head in heaven , with all the wisdom to His people , both these recent times , as it was in the early days of Christianity . The Holy Spirit dwells among believers with unalterable power to guide and govern . The Scriptures remain with his supreme authority and unchangeable . Nevertheless , Christianity , as a whole, has set aside Christ , the Holy Spirit and the Scriptures .
The great religious systems of men have retained the name of Christ , while having abolished Christ as Head in heaven , naming himself earthly heads . Rome has its Pope, the Greek church, its Patriarch , the Protestant churches , their kings , archbishops , presidents or moderators . Therefore , these large systems , little or no place is left to the Spirit . The religious machine and carnal artifices of man have deleted the Spirit . And finally , men have launched the most ruthless attack on the Scriptures , manipulating them to his pleasure , to the point of not subtract almost any sect in Christianity that maintains a degree of recognition that ALL Scripture is " God-breathed " ( 2 Tim 3:16) .
What should we do ? The Scriptures definitely respond in what we should keep and how we should act on two main principles:
1. Separation from all that is contrary to God's truth - Everything is a denial of the truth of the Church, all that denies Christ as the only Head of His Church, all that deny the Holy Spirit as our all-sufficient guide , and all that denies the Scriptures as our absolute authority, which remains unchanged .
2 . Association with all that is in accordance with God - After we departed from evil , the Scriptures insist that other equally important point . In a nutshell , " Cease to do evil, learn to do good " (Isa. 1:16-17 ) .
What do the Scriptures tell us about the separation of evil ? All must admit that the separation of this wicked world has always been necessary for the people of God at all times , yet this time when Christianity is corrupted , we have special instructions for a split into three aspects :
1. Separation of every religious system, which is a denial of the truth of Christ and the Church . " Let us go forth therefore unto Him without the camp , bearing His reproach " (Heb. 13:13) . The camp ( or camp ) was the Jewish system originally established by God . It consisted of a people in an outdoor relationship with God, an earthly order of priests . It is clear that the religious systems of Christendom were formed on the model of the camp or camp . They are usually composed of a mixture of converted and unconverted . Such systems are definitely an appeal to the natural man , they have their earthly sanctuaries , its ritual and its human ordination of priests or leaders who stand between the people and God . And so , imitating the camp or camp , Christians put aside Christ as the Head, the Holy Spirit as a guide , and the Scriptures as authoritative . If we want to give Christ His rightful place , we must , in obedience to the Word of God quit " to Him , outside the camp , bearing His reproach " (Heb. 13:13) .
2 . The Scriptures also teach us , in a very clear way , the separation of evil doctrine . "Anyone who names the name of Christ depart from iniquity " ( 2 Tim 2:19). Everyone who confesses the name of the Lord , by their profession , identifies himself with the Lord , and is responsible to depart from iniquity . It is clear that this passage is referring to the "wickedness " as being evil doctrines . We should not associate iniquity with the name of Christ . It may be very costly right now we part from iniquity , but what is the esteem we have of Christ ?
3 . These same scriptures ask us to separate ourselves from bad people . 2 Timothy 2:20 speaks of " vessels to honor and vessels to dishonor ," and the next verse says that we must purify ourselves from vessels to dishonor, to be vessels unto honor , " sanctified, and meet for the master's use " ( 2 Tm 2 21 ) . Here is referring to people and not merely the doctrine . In other words, as we separate these vessels - people, not just their doctrines - are sanctified and useful for the Master made . Not enough not to support their doctrines, for the mere fact of being associated with them are contaminated with evil . All possible efforts have been made , in Christianity, to undermine the strength of this passage .
Thus , the Scriptures teach us , with all the evidence , separation of systems which are a denial of the truth, the false doctrines that deny the truth , and the vessels to dishonor, people who do not practice the truth . Separation , even if necessary , is always negative , but it must also have something that is positive . This leads to second and great principle association with good. We should follow " righteousness , faith, charity, peace , with them that with a pure heart , call on the Lord " ( 2 Tim 2:22).
First there must be justice or righteousness . Whatever the profession of faith that man do if there is no evidence of practical justice , may not be in agreement with God . But justice is not enough , what is just and what is unjust is not sufficient to determine the path of Christian. He must, in principle , do what is fair, but to walk with ease in the way of the Lord will require faith. Therefore , with justice , there must be faith . AND Faith prepare righteousness and way to love. If love is not guaranteed for justice and faith , will degenerate into mere human affection , which will be used as an excuse not to act firmly and overlook the bad. Soon these qualities lead to peace - not a dishonorable peace that makes compromise with evil , with unbelief and enmity , but an honorable peace , which results justice, faith and love .
If so follow these precious qualities , find others doing the same - one "who , with a pure heart , call on the Lord " - with which we associate ourselves . Separation does not mean isolation . The Scriptures show us that there are always people with whom we may be associated or combined.
So these passages of Scripture provide to the people of God , precise instructions for the day. Do not suggest to us , not even once , let us go forth out of that house of God . To do so , we would have to completely exit out of this world . But just as we can not leave the house , we are responsible for apartarmos in the evil within the house . We are not told us to return and build the house .
It is, therefore . our responsibility , we walk in the light of what was in the beginning, and that the eyes of God still exists , and that despite all the failure of man . These three things are needed :
- The recognition of Christ as "the head " . - The government and the Holy Spirit leads .
- The act in accordance with the Scriptures .
" Christ loved the church and gave Himself for her" ( Eph 5:25) . Dear reader , your heart is ready to match this? [ Author Unknown
Nenhum comentário:
Postar um comentário