quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Próstata quando é indicada a etirada Prostate removal is indicated when

Tire dúvidas sobre a cirurgia de retirada da próstata e quando é indicada

Ejaculação é afetada após prostatectomia, mas libido se mantém


O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado oficialmente no dia 17 de novembro, mas as ações de prevenção se estendem por todo mês como parte da campanha de conscientização da doença, o Novembro Azul. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que 60 mil homens serão diagnosticados com este tipo de câncer a cada ano no Brasil. Parte natural do desenvolvimento do homem, a hiperplasia prostática benigna (aumento da próstata) pode acometer até 80% dos homens com 50 anos ou mais, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia. Em alguns casos, esse crescimento é exagerado, e pode causar complicações durante a micção, uma vez que a próstata aumentada pode pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. Essa condição benigna pode evoluir para umcâncer de próstata - o segundo câncer mais incidente entre os brasileiros do sexo masculino. O tratamento padrão para o câncer de próstata é a prostatectomia radical, que consiste na retirada da próstata e, consequentemente, do tumor que ali se instala. Por envolver questões relacionadas à sexualidade, muitos homens preferem tratar o assunto como um tabu e não buscam mais informações a respeito da cirurgia ou mesmo da doença. Se você tem algum fator de risco para o câncer de próstata ou já sofre com a doença e quer saber mais sobre o procedimento usado para tratá-lo, tire suas dúvidas:
  • próstata - Foto: Getty Images
  • homem no médico - Foto: Getty Images
  • homem no banheiro - Foto: Getty Images
  • homem cobrindo o pênis com as mãos - Foto: Getty Images
  • teste de gravidez - Foto: Getty Images
  • casal - Foto: Getty Images
  • camisinhas - Foto: Getty Images
  • homem no médico - Foto: Getty Images
 
 
DE 8
próstata - Foto: Getty Images

A prostatectomia é indicada apenas para o câncer de próstata?

Sim, a prostatectomia é, por excelência, a cirurgia para retirada da próstata. "O procedimento cirúrgico é indicado para pacientes que podem se beneficiar do tratamento", explica o urologista Alfredo Canalini, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia regional Rio de janeiro. A cirurgia é realizada nos casos de câncer de próstata pois seu objetivo é retirar todo o tumor maligno - e essa é a única maneira de obter êxito. Entretanto, em alguns casos, ela pode ser indicada para a hiperplasia prostática, doença definida pelo crescimento anormal da próstata. A hiperplasia, embora possa se transformar em um câncer, é uma condição ainda benigna.
homem no médico - Foto: Getty Images

A próstata é sempre retirada completamente?

Nem sempre. "No tratamento do câncer de próstata, sim, é necessário retirar todo o órgão para extirpação total da doença, visando cura e diminuindo a possibilidade de recidiva ou necessidade de tratamento complementar", afirma o urologista e cirurgião geral Rodrigo Frota, diretor da Sociedade de Urologia do Rio de Janeiro. Nesse caso a cirurgia é chamada de prostatectomia radical, e são retiradas a próstata e as vesículas seminais. "Mas também pode ser feita a prostatectomia retropúbica, para tratamento da hiperplasia de próstata, onde se retira parcialmente o órgão."
homem no banheiro - Foto: Getty Images

Voltarei a urinar normalmente?

É muito comum a hiperplasia prostática causar urgência para urinar ou gotejamento de urina, e a expectativa do paciente é que esse problema seja extinguido com a cirurgia. Entretanto, a prostatectomia envolve a retirada de uma parte da musculatura que controla a abertura e o fechamento da uretra - e o resultado disso é a incontinência urinária. "Parte da uretra passa pela próstata, e com a sua retirada, é necessário ligar a bexiga com parte da uretra, o que ocasiona incontinência pós-operatória", afirma o urologista Rodrigo. Essa complicação no geral é transitória, e, de acordo com Alfredo Canalini, o tratamento fisioterápico específico é uma opção para aumentar as chances de recuperação no pós-operatório.

Além disso, a técnica robótica usada hoje em dia para a realização desse tipo de cirurgia possibilita uma maior liberdade de movimentos dos instrumentos e melhor visualização do local. "Dessa forma, evoluímos com uma melhora importante na recuperação da continência urinária, além de garantir que ela permaneça por um tempo mais curto", diz Rodrigo.
homem cobrindo o pênis com as mãos - Foto: Getty Images

A cirurgia pode causar impotência?

Sim, o problema pode acontecer em menor ou maior grau. Mas atualmente há mais cuidado e técnicas avançadas para que a cirurgia afete o mínimo possível a função sexual masculina. "A dificuldade de ereção após esta cirurgia ocorre porque os nervos que inervam o pênis, comandando a ereção, passam ao lado da próstata, e por vezes podem ser lesados em casos que, devido ao tamanho e extensão do câncer, uma dissecção mais ampla em torno da próstata seja necessária", conta o urologista Alfredo. Segundo Rodrigo Ueta, a técnica robótica também pode ajudar nesse sentido, uma vez que proporciona melhor visualização dos nervos, portanto, menos danos e menor possibilidade de impotência no pós-operatório. "Nos casos em que a neoplasia permite a preservação dos feixes nervosos, há possibilidade de manutenção e recuperação precoce da função erétil", afirma Ravendra Ryan Moniz, coordenador do Departamento de Urologia do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. Ele afirma que, atualmente, tanto a disfunção erétil quanto a incontinência urinária podem ser revertidas com o tempo médio de seis meses a um ano.
teste de gravidez - Foto: Getty Images

Não vou mais ejacular?

A próstata é uma importante glândula, acessória do aparelho reprodutor masculino. "Com a retirada total da próstata e vesículas seminais não ocorrerá mais a ejaculação, uma vez que são esses os órgãos responsáveis pela formação do sêmen", afirma o urologista Rodrigo. Por isso que, para pacientes que pretendem ter filhos após a cirurgia, é recomendada a criopreservação do esperma, que é o congelamento do espermatozoide para ser usado em futuras técnicas de fertilização. "É importante ressaltar que não há mais ejaculação, porém, o orgasmo continua normal."
casal - Foto: Getty Images

A libido pode ser prejudicada?

Não, a cirurgia não é responsável por possíveis alterações na libido. "A alteração da libido está relacionada com fatores hormonais, que não são afetados com esta cirurgia", explica o urologista Alfredo. Dessa forma, a prostatectomia não irá interferir organicamente do desejo sexual do homem. Entretanto, o homem poderá se sentir psicologicamente afetado pela cirurgia e, com isso, ter sua libido prejudicada. Caso isso aconteça, é importante o acompanhamento com um profissional.
camisinhas - Foto: Getty Images

A prostatectomia interfere no tamanho do pênis?

De forma alguma. A prostatectomia é a retirada da próstata e glândulas seminais, não tendo qualquer relação com o pênis. A cirurgia não interfere no tamanho do pênis ou qualquer outro tipo de deformação, uma vez que não envolve qualquer procedimento com esse órgão.
Ask questions about the surgery to remove the prostate and where indicated
Ejaculation is affected after prostatectomy , but libido remains

BY CAROLINA SERPEJANTE Share on email Share on facebook Share on twitter 1.2K
The World Day to Combat Prostate Cancer is officially celebrated on the 17th of November, but prevention efforts extend throughout the month as part of the awareness campaign of the disease , the Blue November. According to the National Cancer Institute (INCA ) , it is estimated that 60,000 men will be diagnosed with this type of cancer each year in Brazil . Natural part of the development of man, benign prostatic hyperplasia ( enlarged prostate ) can affect up to 80 % of men aged 50 years or more , according to the Brazilian Society of Urology . In some instances , this growth is excessive and can cause complications during urination , since the enlarged prostate gland can press on the urethra , which is responsible for excreting the urine channel . This benign condition can evolve into a prostate cancer - the second most frequent cancer among Brazilian males . The standard treatment for prostate cancer is radical prostatectomy , which involves removing the prostate and hence tumor that settles there . By involving issues related to sexuality , many men prefer to treat it as taboo and not seek more information about surgery or even disease . If you have a risk factor for prostate cancer or already suffering from the disease and want to know more about the procedure used to treat it , ask your questions :

Prostate - Photo: Getty Images
 Man in doctor - Photo: Getty Images man in the bathroom - Photo: Getty Images man covering his penis with his hands - Photo: Getty Images Pregnancy Test - Photo: Getty Images family - Photo: Getty Images condoms - Photo: Getty Images man in medical - Photo: Getty Images

 1 OF 8
Prostate - Photo: Getty Images
A prostatectomy is indicated for prostate cancer ?
Yes , prostatectomy is , par excellence , surgery to remove the prostate . " The surgical procedure is indicated for patients who can benefit from treatment ," explains Alfredo Canalini urologist , president of the Brazilian Society of Urology Regional Rio de Janeiro. The surgery is performed in cases of prostate cancer because their goal is to remove all the malignant tumor - and that is the only way to succeed . However, in some cases it may be suitable for prostatic hyperplasia , a disease defined by the abnormal growth of the prostate. Hyperplasia , although it may turn into a cancer , is still a benign condition .
 Man in doctor - Photo: Getty Images
The prostate is always completely removed ?
Not always. " In the treatment of prostate cancer , yes, it is necessary to remove the entire organ for the total eradication of the disease , seeking healing and decreasing the possibility of recurrence or need for further treatment ," says urologist and general surgeon Rodrigo Frota , director of the Society of Urology of Rio de Janeiro . In this case the surgery is called a radical prostatectomy , are removed and the prostate and seminal vesicles. " But retropubic prostatectomy can be made, for the treatment of prostatic hyperplasia , which partially removes the organ. "
 man in the bathroom - Photo: Getty Images
Back to urinate normally?
It is very common enlarged prostate cause urgency to urinate or dripping of urine , and the patient's expectation is that this problem will be extinguished with the surgery . However, prostatectomy involves removal of part of the muscle that controls the opening and closure of the urethra - and the result is urinary incontinence. " Part of the urethra passes through the prostate, and its withdrawal , it is necessary to connect the bladder with part of the urethra , which causes postoperative incontinence ," says Rodrigo urologist . This complication is usually transient , and , according to Alfredo Canalini the specific physiotherapy treatment is an option to increase the chances of recovery postoperatively .
In addition, the robotic technique used today to conduct this type of surgery allows for greater freedom of movement of the instruments and better visualization of the site . " Thus , we have evolved with a significant improvement in the recovery of urinary continence , and ensure that it stays for a shorter time," says Rodrigo .
 man covering his penis with his hands - Photo: Getty Images
Surgery can cause impotence ?
Yes , the problem can happen to a lesser or greater degree . But today there are more care and advanced techniques for the surgery affects the minimum possible male sexual function . " The erection difficulty after this surgery is because the nerves that supply the penis , leading to erection, go to the side of the prostate , and can sometimes be damaged in cases where , due to the size and extent of the cancer , a more extensive dissection surrounding the prostate is necessary , "says urologist Alfredo . According to Rodrigo Ueta , the robotic technique can also help in this regard , since it provides better visualization of nerves , thus less damage and less chance of postoperative impotence . " In cases where the tumor allows the preservation of nerve bundles , the possibility of maintaining and early recovery of erectile function ," says Ravendra Ryan Moniz , coordinator of the Department of Urology of the Brazilian Institute for Cancer Control . He said that currently , both erectile dysfunction as urinary incontinence can be reversed with the average time of six months to a year.
 pregnancy test - Photo: Getty Images
I will no longer ejaculate ?
The prostate is an important gland , the accessory male reproductive system . " With the complete removal of the prostate and seminal vesicles no ejaculation occurs more , since these are the organs responsible for the formation of semen ," says Rodrigo urologist . Why , for patients wishing to have children after surgery is recommended cryopreservation of sperm , which is freezing the sperm to be used in future fertilization techniques . " Importantly, there is no ejaculation, but orgasm is still normal. "
 couple - Photo: Getty Images
The libido can be hindered ?
No, surgery is not responsible for possible changes in libido. " The change in libido is related to hormonal factors , which are not affected with this surgery ," explains Alfredo urologist . Thus, the prostatectomy will not interfere organically sexual desire of man . However, men may feel psychologically affected by surgery and , thus, have undermined their libido. If this happens , it is important to follow up with a professional .
 condoms - Photo: Getty Images
The prostatectomy interfere in penis size ?
Somehow . A prostatectomy is the removal of the prostate and seminal vesicles , having no relationship with the penis . Surgery does not interfere with the penis size or any other type of deformation, since it involves no procedure for this organ .
 Man in doctor - Photo: Getty Images
What symptoms indicate that there was a significant complication in surgery ?
According to Rodrigo urologist , it is important to watch for symptoms such as urinary incontinence ( using more than three diapers per day) , vascular thrombosis, and bleeding lesions in the intestine . In general, patients should be monitored and any noticeable change after surgery should be informed to the doctor . " Younger patients and has a habit , already preoperatively , the practice of physical activity and maintaining the ideal weight usually have a shorter recovery," says urologist Ravendra .

Nenhum comentário:

Postar um comentário