sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Apocalipse apocalypse

Apocalipse e sua ideologia 

O livro do Apocalipse ("O livro da revelação"1 ) e também chamado de Apocalipse de João, é um livro da Bíblia — o livro sagrado do cristianismo — e o último da seleção do Cânon bíblico, e que foi escrito pelo Apóstolo João
A palavra apocalipse, do grego αποκάλυψις, apokálypsis, significa "revelação", formada por “apo”, tirada de, e "kalumna", véu. 1 Um "apocalipse", na terminologia do judaísmo e do cristianismo, é a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas a um profeta escolhido por Deus. Por extensão, passou-se a designar de "apocalipse" aos relatos escritos dessas revelações. Devido ao fato de, na maioria das bíblias em língua portuguesa se usar o título Apocalipse e não Revelação, até o significado da palavra ficou obscuro, sendo às vezes usado como sinônimo de "fim do mundo".
O título do livro pode sugerir "A Revelação de Jesus Cristo", sendo a ideia básica de que os eventos descritos no livro foram revelados a Jesus Cristo, e este mostrou a seus servos, há mais de 2000 anos atrás ou mais de 20 séculos atrás, as coisas que aconteceriam, teoricamente, em breve. 1 João, o escritor do livro, não é seu autor, apenas o escriba, que escreveu o livro ditado pelo autor, Jesus.1 Por duas vezes, João relata que o conteúdo do livro foi revelado através de anjos.1 2 3
Neste livro da Bíblia, conta-se que antes da batalha final, os exércitos se reúnem na planície abaixo de "Har Meggido" (a colina de Meggido).4 Entretanto, a tradução foi mal-feita e Har Meggido foi erroneamente traduzido para Armagedom, fazendo os exércitos se reunirem na planície antes do Armagedom, a batalha final.
Ver artigo principal: Autoria dos trabalhos de João
Exegetas católicos e protestantes atribuem a sua autoria a João, o mesmo autor do Evangelho Segundo João, conforme o descrito no próprio livro:
Cquote1.svg Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia. Cquote2.svg
— (Apocalipse 1:9–115 )
Entretanto, correntes há que acreditam que o João mencionado aqui (referido como "João de Patmos") é outro indivíduo, diferente do apóstolo João. De acordo com Clarence Larkin, o fato do estilo deste livro ser totalmente diferente das epístolas de João é porque o autor do livro é Jesus Cristo, sendo João apenas seu escriba.



Ver artigo principal: Escatologia cristã
Para os cristãos, o livro possui a previsão dos últimos acontecimentos antes, durante e após o retorno do Messias de Deus. A interpretação, feita por protestantes e católicos, é dividida em três grupos: preteriste (as revelações ocorreram no passado), historicista (a ocorrência das revelações se dá com o passar da história) e futurista (as revelações ocorrerão no futuro).
A literatura apocalíptica tem uma importância considerável na história da tradição judaico-cristão-islâmica, ao veicular crença como a ressurreição dos mortos, o dia do Juízo Final, o céu, o inferno e outras que são ali referidas de forma mais ou menos explícita.
“REVELAÇÃO de Jesus Cristo”, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; por que.
o tempo está próximo.”
— Apocalipse 1:1-35
Ver artigo principal: Amilenismo
Uma vez que o livro é escrito em linguagem simbólica, profética, dá margem a inúmeras interpretações pelos diversos segmentos cristãos.
A teologia amilenista traz em seu bojo a interpretação não literal, isto é, as imagens que aparecem no livro significam algo, e, por isso, entende que o Milênio não será formado de mil anos literais, mas um período de tempo indeterminado (3 anos e meio, um tempo, dois tempos e metade de um tempo, 42 meses e 1260 dias são sinônimos e representam inexatidão de tempo). Neste tempo inexato, os povos serão chamados para servir Cristo e os que o seguirem serão marcados para a salvação.

João na ilha de Patmos
Assim, já estamos no Milênio e, a Grande Tribulação ainda está por vir, apesar de os salvos já viverem a tribulação dentro de um mundo corrupto e mau. A Grande Tribulação está sendo implantada à medida que a era da pregação do evangelho (Milênio) termina. No final do Milênio aparecerá o Anticristo (que trará a Grande Tribulação) e será eliminado pela Palavra do Senhor, isto é, Jesus Cristo. O fim é descrito com o aprisionamento definitivo da besta, do falso profeta, de Satanás e de seus demônios no Lago de Fogo e enxofre. Segue-se a isso o Juízo Final e o destino eterno dos salvos - a Nova Jerusalém.
Teologia pré-milenista[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Pré-milenismo
A teologia pré-milenista (significando que Jesus viria antes do Milênio, pré = antes, primeiro), traz em seu bojo a interpretação literal das imagens/figuras e, por este modo, entende que os sete anos da grande tribulação, onde após o arrebatamento da igreja, a Terra passaria por três anos e meio de paz (com o reinado do Anticristo - que perseguiria os cristãos que não tivessem o Número da Besta, a qual possibilitaria o livre comércio entre as pessoas). Tal marca, diz o profeta, seria posta na testa ou na mão das pessoas e haveria três anos e meio de grande aflição. Após esse período, ocorreria o início do Milênio (onde a igreja reinaria com Cristo na Terra). Terminado o Milênio, dar-se-ia início ao Juízo final, onde o Messias reinaria definitivamente, lançando Satanás e seus anjos (demônios) no lago de fogo.
Neste livro o autor discorre sobre as consequências do acatamento ou não dos apelos do Novo Testamento ("voltem-se para Deus", "arrependam-se de seus pecados") dividindo então os santos (aqueles que se converteram a Deus, por meio da fé em Jesus Cristo) e os que se negaram a viver com ele.
Existem basicamente, quatro linhas de estudos acerca da interpretação do livro apocalíptico:
Linguagem simbólica
No entendimento simbólico dizem basicamente que se referem às perseguições que os cristãos sofreram dos romanos e sofreriam ao longo da história. Segundo este entendimento, João utilizava simbologia para detalhar o sofrimento que estavam passando, e utilizava esse meio para falar com outros cristãos e dificultar assim o entendimento por parte de seus opressores.
Linguagem profética
Na profética, segundo uma teologia comum das igrejas protestantes, João teria recebido visões através de Jesus Cristo por meio de um anjo, que mostrou-lhe o que aconteceria durante o período da presente dispensação (até o fim do mundo). De entre estes acontecimentos está o mais famoso que é o Juízo Final, que seria o resultado (eterno) do acatamento ou não dos apelos do Novo Testamento que são:
Voltar-se para Deus.
Arrependimento dos pecados.
Confessar Jesus Cristo como Messias.
Batismo nas águas.
Dividindo então a humanidade entre os santos (aqueles que aceitaram) e os pecadores que se negaram a ouvir os apelos e mudar de atitude.
Segundo a visão profética, o "Juízo Final" trará o céu eterno para os santos e o inferno eterno para os pecadores.
Ainda segundo o entendimento profético do livro, temos a seguinte linha escatológica:
Carta às igrejas.
Princípio das dores (pequenas catástrofes).
Abertura dos selos (Cavaleiros do Apocalipse, clamor dos mártires, grande terremoto e abalos celestes).
Governo do Anticristo por 7 anos, (Sinal da Besta, Paz, Guerras).
Anjos derramam taças sobre a Terra, que significa a ira de Deus em 7 etapas, (Fome, Pestes, Terremotos, Maremotos, etc.).
Volta de Jesus Cristo e da igreja a Terra.
Governo Milenar de Jesus Cristo.
Juízo Final
Novo céu e nova terra
O sinal ou marca da besta é alvo de diversas interpretações. Existem aqueles que dizem que o sinal será literalmente posto na mão direita ou na testa, e acusam o Verichip de ser esse sinal. Outros preferem uma visão mais simbólica e interpretam que o sinal da besta na mão direita ou na testa significaria respectivamente atitudes e pensamentos segundo as intenções da besta, e contrários a Deus.
Um exemplo de tal interpretação tem os adventistas, que creem que se pode identificar o sinal da Besta identificando qual o sinal contrário, isto é, o "sinal de Deus", que eles creem ser a observância do sábado. Neste caso, para eles, a marca da besta seria a observância do domingo, reconhecido como dia do Senhor tanto por católicos como por protestantes.
Porém correntes atuais ponderam que o sinal da Besta nada mais é que algo compreensível, que quem recebê-lo saberá exatamente o que está fazendo, pois a expressão "é número de homem" remete a algo comum, notório para todos, pois até mesmo pessoas iletradas reconhecem números com facilidade, ao contrário da corrente que há alguns anos acusava o código de barras e agora o Ver chip. Existe também a possibilidade de ser um número bem no centro da testa escrito 666 (seiscentos e sessenta e seis).8
Visão espírita
Segundo à visão espírita-cristã acerca do Livro das Revelações, João Evangelista, sob a orientação do Alto, deixa registrada para a posteridade uma carta em forma de revelação profética - Uma revelação autêntica sobre o futuro próximo a aquela época, e os tempos do fim. As mensagens e revelações contêm linguagem figurativa, que sugere as realidades espirituais em torno e por trás da experiência histórica. Evidências encontradas no próprio texto, indicariam que o Livro do Apocalipse fora escrito durante período de extrema perseguição aos cristãos, provavelmente no período compreendido entre o reinado de Nero, em julho de 64 d.C., e a destruição de Jerusalém, em setembro de 70 d.C., como relata Estêvão, no livro Apocalipse - Uma Interpretação Espírita das Profecias9 .
A mensagem central do Apocalipse é que "já reina o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso" (Ap 19:6). O objetivo da mensagem apocalíptica era fornecer estímulo pastoral aos cristãos perseguidos, confortando, desafiando e proclamando a esperança cristã garantida e certa, além de ratificar a certeza de que, em Cristo, eles compartilhavam o método soberano de Deus. Por meio da espiritualidade em todas suas manifestações, haveriam de alcançar a superação total das forças de oposição à nova ordem que se estabelecia, pois que essa constituía a vontade do Altíssimo.
Segundo o espiritismo, em desdobramento ("Eu fui arrebatado em Espírito" Apocalipse 1:10), João recebera as revelações na forma de figuras vividas e imagens simbólicas, que se assemelham àquelas encontradas nos livros proféticos do Antigo Testamento. Ele registra suas visões na ordem em que as recebeu muitas das quais retratam os mesmos acontecimentos através de diferentes perspectivas. Sendo assim, ele não estabelece uma ordem cronológica na quais determinados eventos histórico devem necessariamente acontecer, nem encadeia as profecias do Apocalipse em uma sucessão cronológica.
O caráter do livro apocalíptico é perfeitamente demonstrado já no início do capítulo (Apocalipse 1:1). É uma revelação que o Alto proporciona, por via mediúnica, pois é transmitida a João por intermédio de elevado Mensageiro espiritual — o anjo que se lhe apresenta, ante a visão psíquica, os propósitos que o Cristo o transmitiu.
Nas comunidades religiosas da época, as chamadas ekklesias, começava a obra do "homem do pecado" (expressão de Paulo utilizada em II Tessalonicenses 2:3), isto é, a penetração de doutrinas humanas, que, lentamente, foram-se integrando ao núcleo primitivo do cristianismo, às comunidades cristãs. Nas epístolas aos seus discípulos Timóteo e Tito, bem como na carta aos hebreus, Paulo já chamava a atenção para o perigo de se desviar da "sã doutrina", como que prevendo as dificuldades que iriam abater-se sobre o edifício duramente construído da doutrina cristã (cf. 1Tm 1:10, Tt 2:1, Hb 13:9).
É em meio a esse clima que vieram os alertas do apóstolo João, no livro Apocalipse.
A interpretação espírita acerca do Livro das Revelações é dada através de um estudo onde se adota o critério de analisar todas as profecias e os fatos históricos que lhes deram cumprimento. Esta interpretação não só aborda, mas também explica em linguagem clara, a hermenêutica bíblica e os temas abordados no livro do Apocalipse, como as sete igrejas e os sete castiçais, os 24 anciãos e quatro seres viventes, os sete selos e os quatro cavaleiros, os quatro anjos e os 144 mil eleitos, os quatro animais de Daniel, o quarto animal e o dragão, o fim dos l.260 anos, o sétimo selo e os sete anjos, a sétima trombeta, as sete pragas e as sete taças, a besta e o falso profeta, o juízo final, a Nova Jerusalém, e outros mais; sem que com isso, tenha a pretensão de esgotar o assunto e nem mesmo de deter a verdade absoluta dos fatos.
apocalypse
The Book of Revelation ( " The book of revelation " 1 ) and also called Revelation to John , is a book of the Bible - the holy book of Christianity - and the last selection of the biblical canon , and it was written by the Apostle John
The word apocalypse , the αποκάλυψις Greek Apokalypsis means "revelation " consisting of " apo " , taken from , and " kalumna " veil . 1 An " apocalypse " in the terminology of Judaism and Christianity , is the divine revelation of things which hitherto remained secret to a prophet chosen by God . By extension , it moved to designate the " apocalypse " to written reports of these revelations . Because , in most bibles in English to use the title and not the Apocalypse Revelation , until the word's meaning was obscure, and is sometimes used as a synonym for " end of the world ."
The book's title might suggest " The Revelation of Jesus Christ " , with the basic idea that the events described in the book were revealed to Jesus Christ and showed his servants , over 2000 years ago or more than 20 centuries ago things that would happen , theoretically , soon. 1 John, the writer of the book , its author is not only the scribe who wrote the book dictated by the author , Jesus.1 Twice , John reports that the content of the book was revealed through anjos.1 2 3
In this book of the Bible , it says that before the final battle , the armies gather on the plain below " Har Megiddo " ( the hill of Megiddo ) .4 However , the translation was poorly done and Har Meggido was mistranslated to Armageddon making the armies meet on the plain before Armageddon , the final battle .

Main article : Authorship of the work of John
Catholic and Protestant scholars attribute its authorship to John the same author of the Gospel of John , as described in the book itself :
Cquote1.svg I, John , your brother and companion in tribulation and kingdom and patience of Jesus Christ , was in the isle that is called Patmos, for the word of God and the testimony of Jesus . I was in the Spirit on the Lord's day , and heard behind me a loud voice like a trumpet saying, What thou seest, write in a book and send it to the seven churches : to Ephesus , to Smyrna , to Pergamum , to Thyatira , to Sardis , Philadelphia and Laodicea . Cquote2.svg
- ( Revelation 1:9-115 )
However , currents there who believe that John mentioned here ( referred to as " John of Patmos " ) is another individual , other than the Apostle John According to Clarence Larkin , the fact that the style of this book is totally different from the epistles of John is because the author of the book is Jesus Christ , John being only his scribe .

Main article : Christian Eschatology
For Christians , the book has the prediction of the last events before , during and after the return of the Messiah of God . The interpretation made ​​by Protestants and Catholics , is divided into three groups : preteriste ( the revelations occurred in the past ) , historicist ( the occurrence of revelations takes over the story) and futuristic ( the revelations occur in the future ) .
Apocalyptic literature is of considerable importance in the history of Jewish-Christian - Islamic tradition , to convey belief as the resurrection of the dead, doomsday , heaven , hell and others that there are those more or less explicitly .
" The Revelation of Jesus Christ " , which God gave unto him, to shew unto his servants things which must shortly come to pass , and sent by his angel , and notified his servant John: Who bare record of the word of God , and testimony of Jesus Christ , and of all things that he saw. Blessed is he who reads and those who hear the words of this prophecy , and keep those things which are written therein: for that .
the time is near . "
- Revelation 1:1-35
Main article : Amillennialism
Since the book is written in symbolic , prophetic language , gives rise to numerous interpretations by many Christians segments .
The amillennial theology brings with it a non-literal interpretation, that is , images that appear in the book mean something , and therefore believes that the Millennium there will be formed a thousand literal years , but an indefinite period of time (3 years and half a time, times and half a time , 42 months and 1260 days are synonymous and represent inaccuracy of time ) . In this inexact time , people will be called to serve Christ and those who follow him will be marked for salvation .


John on Patmos
Thus , we are in the Millennium and the Great Tribulation is yet to come , although already saved the tribulation live within a corrupt and evil world . The Great Tribulation is being deployed as the era of preaching the gospel ( Millennium ) ending . At the end of the Millennium Antichrist ( which will bring the Great Tribulation ) and will be eliminated by the Word of the Lord , ie , Jesus Christ will appear . The order is described in the final capture of the beast , the false prophet, Satan and his demons in the lake of fire and brimstone . It follows that the Final Judgment and the eternal destiny of the saved - the New Jerusalem .
Premillennial theology [edit | edit source code ]
Main article : Pre -millennialism
The premillennial theology (meaning that Jesus would come before the Millennium , pre = before first) , brings with it a literal interpretation of the images / figures and in this way means that the seven years of great tribulation, where after rapture of the Church , the Earth would pass through three and a half years of peace ( with the reign of Antichrist - who persecute Christians who did not have the number of the Beast , which would allow free trade between people ) . This brand , says the prophet , would be placed on the forehead or the hand of people and there would be three and a half years of great tribulation . After this period , there would be the beginning of the Millennium ( where the church would reign with Christ on earth ) . Would give up - ended the millennium , the beginning Doomsday , where the Messiah would reign definitely throwing Satan and his angels ( demons ) in the lake of fire.
In this book the author discusses the consequences of compliance or not the calls of the New Testament ( " turn to God " , " repent of their sins" ) then dividing the saints ( those who are converted to God through faith in Jesus Christ ) and those who refused to live with him .
There are basically four lines of studies on the interpretation of apocalyptic book :
symbolic language
Understanding the symbolic basically say that refer to the persecution that Christians suffer and Romans suffered throughout history . According to this understanding , John symbology used to detail the suffering they were going through , and used this medium to talk to other Christians and thus hinder understanding by their oppressors .
prophetic language
In prophetic , following a common theology of the Protestant churches , John would have received visions through Jesus Christ by an angel who showed him what would happen during the present dispensation ( until the end of the world ) . Among these events are the most famous which is the Final Judgment, which would be the result (Eternal ) the compliance or not the calls of the New Testament which are :
Back to God .
Repentance of sins .
Confessing Jesus Christ as Messiah .
Water baptism .
Then dividing mankind among the saints ( who accepted ) and sinners who refused to hear the appeals and attitude change .
According to the prophetic vision , the " doomsday " will bring eternal heaven for the saints and the sinners to eternal hell .
Also according to the prophetic understanding of the book , we have the following eschatological line :
Letter to the churches .
Beginning of sorrows ( small disasters ) .
Opening of the seals ( Horsemen of the Apocalypse , the cry of the martyrs , and celestial big earthquake aftershocks ) .
Antichrist's government for 7 years ( Mark of the Beast , Peace , War ) .
Angels pouring bowls on Earth , which means the wrath of God on 7 stages ( Famine , Pestilence , Earthquakes , Tsunamis , etc. . ) .
Return of Jesus Christ and the church the Earth .
Millennial rule of Jesus Christ.
Judgement
New heaven and new earth
The sign or mark of the beast is subject to various interpretations . There are those who say that the signal is literally put on the right hand or forehead , and accuse the Verichip to be that sign . Others prefer a more symbolic view and interpret the sign of the beast in their right hand or forehead mean respectively attitudes and thoughts for the intentions of the beast , and against God .
An example of such an interpretation has Adventists , who believe that one can identify the sign of the Beast identifying which opposite sign , ie , the "sign of God " , which they believe to be the Sabbath observance . In this case , for them , the mark of the beast would be the observance of Sunday as the Lord's day recognized by both Catholics and Protestants by .
But current trends speculated that the Mark of the Beast is nothing more than something understandable that those who receive it will know exactly what you're doing , because the expression " is man's number " refers to something common , notorious for everyone, because even people illiterate can easily recognize numbers , unlike current accused for some years and the barcode See now the chip. There is also the possibility of being a number in the center of the forehead and writing 666 (six hundred and sixty-six) .8
spiritist view
According to Spiritualist - Christian Book of Revelations about the vision, John the Evangelist , under the guidance of the High , gets recorded for posterity in the form of a letter prophetic revelation - a real revelation about the near future to that time , and the end times . Messages and revelations contain figurative language that suggests the spiritual realities around and behind the historical experience . Evidence found in the text itself , indicate that the Book of Revelation was written during a period of extreme persecution of Christians , probably in the period between the reign of Nero, in July of 64 AD and the destruction of Jerusalem in AD 70 September , as Stephen recounts in the book Revelation - An Interpretation of the Spiritist Profecias9 .
The central message of Revelation is that " reigns the Lord our God , the Almighty " (Rev. 19:6 ) . The purpose of the apocalyptic message was to provide pastoral encouragement to persecuted Christians , comforting , challenging and proclaiming the guaranteed right and Christian hope , as well as confirming sure that in Christ they shared the sovereign method of God . Through spirituality in all its manifestations , they would achieve total overcoming of opposition to the new order that was established strength because that was the will of the Almighty .
According to spiritualism , unfolding ( " I was in the Spirit " Revelation 1:10 ) , John received the revelations in the form of experienced figures and symbolic images , which resemble those found in the prophetic books of the Old Testament . He records his visions in the order in which received many of which depict the same events through different perspectives . Thus , it does not establish a chronological order in which certain historical events must necessarily happen , nor chains the prophecies of Revelation in chronological succession .
The apocalyptic character of the book is clearly demonstrated in the beginning of the chapter ( Revelation 1:1 ) . It is a revelation which gives Alto , by psychic means, because John is transmitted via elevated spiritual messenger - the angel who appears to him , before the mental vision , purpose that Christ has transmitted .
In religious communities of the time , the ekklesias calls , began the work of the " man of sin " (an expression used of Paul in II Thessalonians 2:3 ) , that is, the penetration of human doctrines , that slowly been integrating up to primitive core of Christianity , the Christian communities . In letters to his disciples Timothy and Titus , as well as the letter to the Hebrews , Paul drew attention to the danger of deviating from the " sound doctrine " , as if anticipating the difficulties that would break upon the building constructed of hard doctrine Christian ( cf. 1 Tim 1:10, Titus 2:1 , Heb 13:9 ) .
It is within this climate that came warnings of the Apostle John in the book of Revelation .
The spiritualist interpretation of the Book of Revelation is given by a study where it adopts the criterion to analyze all the prophecies and historical facts that complied with them . This interpretation not only addresses , but also explains in clear language , biblical hermeneutics and the topics covered in the book of Revelation and the seven churches and the seven candlesticks , the 24 elders and the four living creatures , the seven seals and the four horsemen , the four angels and 144,000 elected , the four beasts of Daniel 's fourth beast and the dragon , the end of l.260 years , the seventh seal and the seven angels , the seventh trumpet , the seven plagues and the seven bowls , the beast and the false prophet , the final judgment , the New Jerusalem , and others ; without it , you intend to exhaust the subject and even hold the absolute truth of the facts .

Nenhum comentário:

Postar um comentário